Com a novidade, o HOG se torna o único no município autorizado a realizar o procedimento, trazendo novas possibilidades de tratamento para pacientes com baixa visão.
O Hospital de Olhos de Guarapuava alcançou um marco histórico ao obter a homologação do Ministério da Saúde para a realização de transplantes de córnea, reafirmando, mais uma vez, seu pioneirismo e referência na área oftalmológica na região. Nesta semana, foi publicada a Portaria que oficializa essa conquista, abrindo caminho para o início dos procedimentos.
Segundo o Dr. Thiago Damasceno Corrêa, essa conquista é resultado de dois anos de trabalho intenso e dedicação de toda a equipe. “Para o recebimento da homologação, todo hospital passa por diversas etapas, e conosco não foi diferente. O primeiro contato deve ser feito com a central de transplantes, que é de esfera estadual, e são exigidas diversas documentações, incluindo licença sanitária e capacitação do médico transplantador”, explica o Dr. Thiago.
Ele destaca que a fase inicial do processo foi longa e complexa, mas recompensadora. “É uma vitória imensa para a instituição e para a cidade. Guarapuava merece um centro apto a realizar este tipo de procedimento”.
Dr. Thiago enfatiza que, para muitas pessoas, o transplante de córnea é a única esperança entre viver uma vida funcional ou padecer com baixa visão. “A população precisa dispor disso aqui. Este procedimento é essencial para pacientes com baixa visão como ceratocone, com cicatrizes de córnea causadas por acidentes ou infecções oculares, entre outras indicações”.
O processo para um transplante de córnea inicia-se com a indicação médica. O paciente é inscrito na central de transplantes e entra em uma fila de espera pela disponibilidade do tecido. O Dr. Thiago explica que o tecido doado passa por exames rigorosos para garantir qualidade e segurança, incluindo testes para infecções como HIV e hepatite. “Uma vez convocado para a cirurgia, o paciente receberá a córnea de outra pessoa. Dependendo do caso, é possível recuperar uma visão altamente funcional em semanas ou poucos meses”.
Com a homologação, o Hospital de Olhos de Guarapuava entra em uma nova era, trazendo esperança para pacientes que aguardam pela chance de enxergar novamente. “Estamos extremamente ansiosos para o início dessa nova etapa em Guarapuava. É uma honra e enorme responsabilidade fazer parte da equipe como médico transplantador”, conclui Dr. Thiago.
Responsável Técnico: DR DANILO ARAÚJO MICHELETTO – CRM 27017/PR | RQE 2971
(42) 3621-7777
(42) 9 9941 8960
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h