O HOG foi habilitado em 2024 para Tratamento do Glaucoma com Medicamentos no Âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica, sendo o único na região com esta certificação.
O Hospital de Olhos de Guarapuava conquistou um marco significativo no ano de 2024 ao ser habilitado como centro de referência para Tratamento do Glaucoma com Medicamentos no Âmbito da Política Nacional de Atenção Oftalmológica.
O programa, por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), inclui diagnóstico, acompanhamento e fornecimento de medicamentos para pacientes com glaucoma em instituições habilitadas. Após um criterioso processo de avaliação realizado pelo Ministério da Saúde e pela Secretaria de Saúde, o HOG é agora o único na região com esta certificação.
De acordo com o Dr. Saulo Marcel Diaz Henriquez, um dos gestores do HOG, a habilitação é resultado de um extenso trabalho que incluiu visitas técnicas e análise de diversos fatores. “O programa avalia o porte do hospital, infraestrutura, equipamentos disponíveis, o atendimento realizado via SUS, disponibilidade de profissionais especializados e a viabilidade de tratamentos clínicos e cirúrgicos”, destaca o médico.
Com a certificação, o hospital passa a oferecer um tratamento completo e integral para pacientes com glaucoma. Isso inclui acompanhamento clínico, tratamento farmacológico com a distribuição gratuita de colírios, além de intervenções cirúrgicas. “Agora, os pacientes atendidos pelo SUS são avaliados pelo nosso especialista em glaucoma e podem retirar os colírios diretamente no hospital, em intervalos estabelecidos. Essa facilidade garante maior adesão ao tratamento e melhora significativa na qualidade de vida”, explica Dr. Saulo.
Excelência no cuidado oftalmológico integral
O Hospital de Olhos de Guarapuava é atualmente referência em várias áreas da oftalmologia. “Podemos afirmar que o hospital abrange todas as áreas de subespecialidade dentro da oftalmologia. O glaucoma é apenas uma delas. Temos expertise em retina, glaucoma, segmento anterior do olho, cirurgia de estrabismo, oftalmopediatria e cirurgia plástica ocular”.
A habilitação no programa nacional representa mais uma grande conquista. “Ser referência também em glaucoma é um reflexo do nosso compromisso em oferecer tratamentos de ponta e acolher pacientes em todas as áreas da oftalmologia. Isso reforça a nossa missão de cuidar da visão de forma integral, tanto no sistema privado quanto no público”, conclui Dr. Saulo.

Responsável Técnico: DR DANILO ARAÚJO MICHELETTO – CRM 27017/PR | RQE 2971

(42) 3621-7777

(42) 9 9941 8960
Segunda a sexta-feira das 8h às 18h